domingo, 22 de novembro de 2009

O IMPORTANTE É TER HISTÓRIAS PARA CONTAR - PARTE 1

ASSISTIR A UMA CORRIDA DE FORMULA 1

Já tive a oportunidade de assistir a três corridas de fórmula 1 no Brasil, no circuito de Interlagos em 2006, 2007 e 2009 e em cada ano pude presenciar in loco fatos, por que não dizer, históricos no esporte.

Em 2006 assisti a despedida e um show de pilotagem de Michael Scumacher na Ferrari, a primeira vitória de Felipe Massa no Brasil, a, até então, despedida dos motores Cosworth e o mais jovem bicampeão da história da Formula 1: Fernando Alonso. E hoje não seria exagero dizer que assisti também ao último título da equipe Renault.

Em 2007 assisti a outra vitória e um título mundial de um piloto da Ferrari na última corrida do ano, em meio a uma guerra fratricida na equipe McLaren entre Alonso e Hamilton. É realmente uma emoção indescritível ver um carro vermelho campeão do mundo...

E por fim em 2009 assisti ao título mundial de uma equipe estreante pela primeira vez na história da fórmula 1: o mediano piloto Jenson Button e o eficiente carro da Brown GP.

Apesar das diferentes experiências nesse período, existem coisas que permaneceram inalteradas e dificilmente mudarão: os companheiros de viagem Valmir e Sérgio, a ansiedade em chegar o final de semana de corrida, a noite de sábado mal dormida na casa de Seu Paulo e D. Odete os nossos gentis anfitriões em São Paulo para pegar a fila da arquibancada G às 2:30 da manhã e ficar no final da reta oposta, no ponto de potenciais ultrapassagens, ver a galera zoando os "retardatários", a mulher dos outros, os argentinos, os gaúchos... e a emoção de ver o desespero de 20 carros despejando potência nos barulhentos motores de "trocentos" cavalos de potência, numa verdadeira sinfonia rock and roll que não deixa ninguém indiferente.

Por fim, sair correndo do autodrómo para tomar o ônibus que nos levará ao aeroporto para voltar à velha e abandonada Bahia...

Provavelmente 2009 foi a última vez em que assisti a uma corrida, de 2010 em diante, estarei focado em coisas grandiosas que não me permitirão desviar do foco. Mas fica a certeza de que valeu cada um dos dez anos de espera e vivi experiência que contarei com muito orgulho para os meus netos.

FOTOS DE 2009



Aguardando a abertura dos portões e à chuva...



Devidamente "acomodados"



A fila. Esses caras passam a noite aí...



Acampamento dos sem terra


As figuraças da G



Leatherface e o massacre do megafone elétrico



Depois de muto tentar, uma foto de um F1
É só alegria!!!!!!

Um comentário:

Luiz Sampaio Athayde Junior disse...

Diga Velhinho,
Pois é, eu ainda não realizei o sonho de ver a corrida de perto, um dia vou... coloque o botão pra poder seguir o blog, ué... Rs...
mas alguns outros sonhos automobilísticos realizei, como acelerar uma BMW M3 na Paralela e um Camaro Iroc Z na Magalhães Neto HEHEHEHEHE... depois lhe mando os textos!
Assisti a Stock Car aqui em Salvador (Eles usam o mesmo motor do Camaro de 350 pol cúbicas!) e pude ouvir um F1 Acelerar em um evento no Dique... Abraço!