Coloque aqui seu email para receber as novidades do blog

quarta-feira, 1 de maio de 2013

LET'S TALK ABOUT: FORMULA 1 - CARROS LINDOS, DESEMPENHO PÍFIO - BRABHAM BT55

Um dos maiores delírios do genial projetista Gordon Murray mas também um dos maiores fracassos, pelo menos no ano de 1985.

Para mim, um mais belos carros de todos os tempos.

O BT 55 foi o último exemplar de uma linhagem que conquistou dois mundiais de pilotos com o Nélson Piquet.

Era um projeto arrojado para a época, que investiu pesado na aerodinâmica, ocasionando num carro muito baixo e plano. Com um design limpo e um esquema de cores sóbrio azul escuro e branco, era um conjunto harmoniosamente lindo.


Por ser muito baixo, tinha menos de um metro de altura até o santoantonio, forçava os pilotos guiarem quase deitados com as penas abertas, o que diziam dificultar fazer curvas, tamanho o desconforto que causava.


Além disso, para não interferir na aerodinâmica, a BMW teve de criar uma versão especial do motor M12 turbo "deitado", além de desenvolvimento especial das partes do carro, como suspensão e caixa de marchas, por exemplo.

Lembro do Jornal Nacional anunciar o carro e entrevistarem Niki Lauda e ele respondeu que o carro era lindo, só faltava saber se andava. Mas não andou.


Pouca potência do motor e caixa de marchas frágil provocaram diversas quebras no ano.

O resultado nas pistas foi um fracasso: apenas dois pontos em 16 corridas, além de provocado a morte do piloto Elio de Angelis em testes particulares no circuito de Paul Ricard.

Não é exagero creditar a esse modelo o começo da decadência da Brabham, que encerrou suas atividades anos depois.

Epílogo:

Em 1986 Gordon Murray se mudou para a McLaren, como diretor técnico e dois anos mais tarde, baseado nas idéias do BT55 e corrigidos os erros, construiu o MP4/4, carro que venceu 15 das 16 corridas possíveis e deu o primeiro título a Ayrton Senna.


Dados Técnicos


Carro: Brabham BT55 "Skate"
Projectista: Gordon Murray
Motor: BMW Turbo de 4 cilindros
Pilotos: Riccardo Patrese, Elio De Angelis (4 corridas), Derek Warwick (12 corridas)
Corridas: 16
Vitórias:0
Poles:0
Voltas Mais Rápidas:0
Pontos: 2 (Patrese)

Postar um comentário