sábado, 9 de novembro de 2013

LET'S TALK ABOUT: CINEMA - O ENIGMA DE KASPAR HAUSER

SINOPSE

Um rapaz esfarrapado é encontrado em Nuremberg, em 1828. Ele só sabe falar a palavra "cavalo" e tem nas mãos uma carta explicando sua história: tinha 16 anos e vivera até então num porão, nada conhecendo do mundo exterior. Recolhido pela prefeitura local e exposto com curiosidade, foi finalmente adotado por um homem rico que o ensinou a ler e escrever, mas nunca solucionou seu mistério. Seria ele um herdeiro nobre rejeitado, uma criança roubada, um impostor ou um louco?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quando ganhei esse filme de meu irmão já tinha passado pelas aulas de sociologia na faculdade, logo o assisti livre do contexto acadêmico, o que me permitiu, de alguma forma, tirar minhas próprias impressões.

É um filme pesado e arrastado, diferente dos padrões hollywoodianos.

Achei o filme perturbador, pois foi talvez a primeira vez onde percebi que não existe uma verdade absoluta. Passou a fazer sentido o ditado de que a "realidade está nos olhos de quem a vê".

De como é retratada a crueldade da religião e da ciência, na forma impositiva de fazerem valer suas idéias, negando e desqualificando brutalmente qualquer coisa que venha em sentido contrário. Ou seja: é tudo a mesma coisa, só que com um verniz diferente.

Que Mozart é o melhor meio de expressar o que alma sente desde sempre, seja tocando ou ouvindo.

E a vida. A soma de todas as escolhas e oportunidades que só a morte liberta...



FICHA TÉCNICA


Gênero: Drama
Direção: Werner Herzog
Elenco: Brigitte Mira, Elis Pilgrim, Enno Patalas, Gloria Doer, Hans Musau, Henry Van Luck, Michael Kroecher, Volker Prechtel, Walter Ladengast, Willy Semmelrogge
Duração: 101 min.
Ano: 1974
País: Alemanha
Cor: Colorido

Fonte:

Nenhum comentário: